Emprego no Quebec – Parte III: Empreendedorismo

Dependendo do objetivo de vida e do perfil de cada um, trabalhar em uma empresa não é a primeira escolha. Algumas pessoas precisam ter o seu próprio negócio e sentir que estão construindo algo para si próprias. Felizmente aqui, no Canadá, existem organismos financiados pelo governo cujo objetivo é acolher e ajudar essas pessoas a serem bem-sucedidas.

Para alguns, pode ser questionável o bom senso em se abrir uma nova empresa quando se é um imigrante recém-chegado. Ainda que não faça parte dos meus objetivos de vida, eu acredito que o melhor momento para um imigrante começar seu próprio negócio é justamente ao chegar ao seu novo país.

Empreendorismo

Antes de mais nada, imigrar é uma mudança de vida que implica em viver aspirações novas e mais elevadas. Se o sonho de alguém é iniciar uma empresa, qual o melhor momento de fazê-lo do que quando essa pessoa está desempregada mas tem economias suficientes para se manter ao mesmo tempo que está cheia de energia, motivação, tempo e vontade de aprender? Muitos imigrantes que se instalaram no Brasil seguiram exatamente esse caminho e foram muito bem-sucedidos, como Johannes Gerdau e Senor Abravanel.

Como eu nunca tive a pretensão de seguir por esse caminho, não me preocupei em reunir nenhum material específico sobre o assunto. Entretanto, um casal venezuelano que fez inglês comigo na Maison de l’Amitie gentilmente compartilhou comigo alguns links, que eu vou repassar para vocês:

  • Ça passe ou ça casse: série web produzida pelo Jobboom.com sobre os desafios das start-ups de tecnologia gravado no formado de reality show. Eu não sei dizer se os vídeos estão geobloqueados, mas quem estiver tendo dificuldades, pode tentar assistir a série através do canal YouTube do Joboom.
  • Chambre de commerce du Montréal métropolitain: a câmera de comércio de Montreal oferece diversos cursos para empreendedores, com descontos de até 50% para os membros. Além disso, oferece também atividades de aconselhamento e réseautage. O casal venezuelano sobre o qual falei participava de uma formação sobre o mercado canadense e elogiaram bastante.
  • SAJE: organismo que trabalha em parceria com o Emploi-Québec no acompanhamento de empreendedores desde o plano de negócio até os primeiros passos após abrir uma empresa. O SAJE oferece diversos serviços interessantes, incluindo um guia de informação focado no público imigrante.

Por enquanto é isso. Até a próxima.

2 respostas em “Emprego no Quebec – Parte III: Empreendedorismo

  1. Ótimo post, ainda não cheguei no Canadá, mesmo ja estando com o Cartão de Residente Permanente, creio que um pouco por medo de toda mudança que vai acontecer quando chegar porai…

    Abraço

    • Bom dia André,

      É natural, a primeira vez que eu vim para o Canadá já havia se passado quase um ano depois que eu tinha recebido a permissão de vir. Esta primeira visita durou um mês e depois foram quase 2 anos até retornar definitivamente.

      E essa espera acabou sendo uma coisa boa, pois eu vim mais preparado com uma experiência profissional melhor, um melhor nível de francês e inglês, melhor conhecimento do que me esperava por aqui e mais dinheiro para me manter nos primeiros meses. Acredito que seja por isso que as coisas acabaram acontecendo bem rápido para mim.

      Um abraço.

Comente este artigo!

